29 de set. de 2011

Modelo de Relatório

Mariana é uma aluna comunicativa e atenciosa. Tem ótimo relacionamento com os professores. Compreende que as pessoas devem ser tratadas com carinho e com respeito, e que devemos sempre ter atitudes de solidariedade e amizade com os demais.

Em linguagem oral e escrita, foram trabalhado gêneros discursivos ficcionais (contos, poemas, canções), não-ficcionais (notícias, instruções, relatos), prática de leitura, gêneros discursivos, literários (contos, histórias em quadrinhos), publicitários, calendários (rótulos, cartazes), científicos (relatos de vivência), epistolares (cartões), instrucionais (regras de jogos), textos não-verbais (sinais de trânsito), prática de Produção de Texto e análise e reflexão da língua, aspectos notacionais, fonética, com que letra? Palavras com as letras do alfabeto. Atividades ortográficas envolvendo: RR, SS, vogal seguido de s, r, m e n antes de p e b, lh, nh, ch, CE, ci, plural e singular, feminino e masculino, aumentativo e diminutivo. Onde a aluna participa de situações de intercâmbio oral que requeiram ouvir com atenção, formula e responde a perguntas, manifesta sentimentos e idéias de forma ordenada, compreende o sentido nas mensagens orais de que é destinatário direto ou indireto, manuseia livros e socializa as experiências de leitura e escrita. Desenvolve a leitura de imagens a partir da observação de cenas. Conhece o sistema de escrita em português (correspondência fonográfica), identifica através dos sons as palavras com lh, nh e ch. Separa a sílabas com facilidade. Ainda tem dificuldade nas palavras que tenham m antes de p e b. consegue pluralizar as palavras com êxito. Nas atividades que envolveram masculinos e femininos, a aluna obteve ótimos resultados. Nos momentos de transformar as palavras para o diminutivo e aumentativo, a aluna obteve excelentes resultados.

Em matemática, foram trabalhados números e operações, sistema monetário, escrita do numeral e números até 200, dúzia e dezena, números ordinais, pares e ímpares, adição e subtração, situações-problema envolvendo adição e subtração, Centenas exatas. A aluna reconhece números pares e ímpares, Identifica diferenças entre dezena e dúzia, utiliza diferentes estratégias de contagem. Identifica e explora relações de posição, direção entre objetos estabelecendo pontos de referência para situar e localizar objetos no espaço, utilizando os números ordinais, reconhece, faz a leitura e escreve valores da nossa moeda (real). Consegue ler e fazer números até 500. Consegue resolver contas de adição com reserva e subtração simples. Identifica todas as dezenas e centenas exatas.

Em Ciências Naturais foi trabalhada a vida dos vegetais e sua importância para o meio ambiente, o ciclo de vida dos vegetais, a importância do Sol para o desenvolvimento dos vegetais, os animais e onde sobrevivem, do que eles se alimentam (herbívoros, carnívoros e onívoros. Onde a aluna Observa, registra e comunica algumas semelhanças e diferenças entre diversos ambientes, como o campo, a floresta, a montanha, a praia e a cidade identificando a presença comum de água, seres vivos, ar, luz, calor, solo e características específicas dos diferentes ambientes; organiza e registra informações por meio de desenhos, quadros, tabelas, gráfi- cos e pequenos textos sob orientação do professor; comunica de modo oral, escrito e por meio de desenhos, perguntas, suposições, dados e conclusões, respeitando as diferentes opiniões e utilizando as informações obtidas para justificar suas idéias; reconhece a importância das plantas para o meio ambiente e identifica todas as partes que a compõe. Compara diferentes ambientes e a relação com os seres vivos, reconhece a importância do sol para o meio ambiente.

Em História e Geografia foram trabalhadas localização das moradias, da rua, da escola, do bairro. A aluna reconhece algumas permanências e transformações socioeconômicas e culturais de dimensão cotidiana existentes no seu grupo familiar, escolar e do bairro. Conhece o princípio da construção da linguagem cartográfica utilizado como referência o cotidiano da aluna nos diferentes tempos e espaços. Reconhece a importância de uma atitude responsável de cuidado com o meio em que vive. Sabe escrever o que é bairro, Consegue responder que várias cidades formam um estado e que vários estados formam um país.

O trabalho com arte tem o sentido de cultivar a sensibilidade e a emoção e de desencadear um número enorme de atividades que trabalham diretamente a questão da alfabetização. A arte torna o trabalho educativo interessante, atraente e motivador. Durante o trimestre foi Proposto a execução de atividades mistas: colagens, desenhos e pinturas. As produções artísticas dessa criança apresentam organização espacial; representa a figura completa; recorta com firmeza e faz colagens corretamente, utiliza corretamente as cores, de acordo com a natureza do objeto.


Em Língua Estrangeira (Inglês), é uma ótima aluna, sabe identificar: as cores, os números até 10 e os Snacks (food-drinks), reconhecendo os conteúdos ministrados (vocabulário), produziu ótimos trabalhos no desenvolvimento das atividades. Foram propostas atividades envolvendo música, desenho, pintura, recorte/colagem e contos literários em Inglês.


 

Educação Física Conteúdos Trabalhados: Desenvolvimento motor; Qualidades físicas básicas; Habilidades motoras naturais; O lúdico no conteúdo programático de Educação Física; Jogos e Brincadeiras recreativas.
Durante o segundo trimestre de aulas a aluna Mariana Marmos Silva, mostrou uma participação significativa na parte recreativa. Soube utilizar os recursos de deslocamento corporal em relação ao espaço e tempo, está adquirindo domínio sobre direita e esquerda, bem como as habilidades de equilíbrio, força, velocidade, resistência e flexibilidade nos jogos e brincadeiras dos quais participou. Comunicativa, educada e de fácil relacionamento com os colegas. Em todas as atividades com objetos mostrou agilidade e destreza em sua manipulação. Gosta muito das aulas e participativa nas brincadeiras e exercícios. Nas atividades que envolvem a coordenação motora ampla e fina apresentou uma boa desenvoltura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário