18 de set. de 2011

Níveis de Escrita da Criança 1- Pré – silábico 2- Silábico 3-Silábico- alfabético 4-Alfabético


  1. Níveis de Escrita da Criança • Nível 1: Hipótese Pré-Silábica;• A criança: - não estabelece vinculo entre fala e escrita; - demonstra intenção de escrever através de traçado linear com formas diferentes; - usa letras do próprio nome ou letras e números dna mesma palavra; - caracteriza uma palavra como letra inicial; - tem leitura global, individual e instável do que escreve: só ela sabe o que quis escrever;
  2. Níveis de Escrita da Criança • Nível 2: Hipótese Silábica; ● A criança: ● - já supõe que a escrita representa a fala; ● - tenta fonetizar a escrita e dar valor sonoro às letras; ● - já supõe que a menor unidade de língua seja a sílaba; ● - em frases, pode escrever uma letra para cada palavra.
  3. Níveis de Escrita da Criança Nível 3: Hipótese Silábico-Alfabética ● A criança: ● - inicia a superação da hipótese silábica; ● - compreende que a escrita representa o som da fala; ● - passa a fazer uma leitura termo a termo; (não global) ● - consegue combinar vogais e consoantes numa mesma palavra, numa tentativa de combinar sons, sem tornar, ainda, sua escrita socializável. Por exemplo, CAL para cavalo.
  4. Níveis de Escrita da Criança • Nível 4: Hipótese alfabética. ● A criança: ● - compreende que a escrita tem função social; ● - compreende o modo de construção do código da escrita; ● - omite letras quando mistura as hipóteses alfabética e silábica; ● - não tem problemas de escrita no que se refere a conceito.

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